Os mercados de Natal da Alemanha (em alemão, Weihnachtsmarkt) são encantadores. Neles, você encontra comida, bebida, artesanatos etc. Além disso, o famoso Glühwein (vinho quente) faz a alegria e aquece. Afinal, é preciso encarar o frio do final do ano, não é mesmo?
Para explicar de uma maneira mais fácil, os mercados de Natal da Alemanha são como uma feira ao ar livre. Nesse caso, as atenções ficam por conta das decorações. Assim, árvores de Natal, luzes e presépios que, quando combinadas com um pouco de neve, proporcionam uma atmosfera incrível.
Normalmente, os mercados de Natal começam no último final de semana de novembro e duram quatro semanas, se estendendo até dia 24 de dezembro. De fato, eles são parte importante das tradições de Natal da Alemanha. Todo ano, os mercados de Natal são o ponto de encontro entre amigos e familiares.
Como começaram os mercados de Natal
A tradição começou no final da idade média. Antigamente, os mercados de Natal tinham por objetivo prover suprimentos para os meses mais frios do ano. Ou seja, ajudar os moradores locais a lidar com os rigorosos invernos. Com o tempo, o evento cresceu e se tornou popular com venda de comidas e bebidas locais. Então, ele se tornou uma forma de diversão para locais e visitantes. De fato, há registros de que o primeiro mercado de Natal da Alemanha foi em Munique, no ano de 1310.
Comidas e bebidas
Se tem algo muito bom fazer no mercado de Natal é beber e comer as comidas locais. Na verdade, vários tipos de comidas e bebidas você só encontra nessa época do ano. O Glühwein é com certeza o aroma do mercado de Natal. Mais conhecido pelos brasileiros como vinho quente, a bebida é preparada com algumas ervas (lembra o quentão do Brasil). Além disso, o mais legal é que cada mercado de Natal possui uma caneca personalizada para você beber o Glühwein.
Canecas de Glühwein
Nos mercados de Natal quando você compra um Glühwein você recebe uma caneca personalizada daquele mercado. Você paga pela caneca o Pfand e quando for devolver a caneca recebe o dinheiro de volta ou pode ficar com a caneca. Confesso que já tenho algumas canecas dos mercados que fomos. Na verdade, é impossível não querer uma, pois além de ser uma lembrança elas são muito fofas. 😉
Clima de Natal
Os mercados de Natal com certeza dão um clima especial à celebração na Alemanha. Neles, você consegue perceber por que o alemão é chamado de perfeccionista e organizado. De fato, é impressionante a riqueza dos detalhes. É tudo feito com muito amor e você se sente dentro de um filme, vendo como é tudo tão mágico.
Por isso, se estiver passando na Alemanha nesta época do ano, não deixe de conhecer algum mercado de Natal, a experiência é única.
E se você quer muito visitar o país, mas ainda não sabe por onde começar seu planejamento, nós podemos te ajudar! Clique aqui e fale com a gente. Nossos parceiros, que atendem em português, vão te dar todas as orientações que você precisa para organizar documentação, tirar vistos e contratar seguros com toda tranquilidade. Mas, se sua ideia é se mudar de mala e cuia, clique aqui agora e entenda o que precisa fazer.