A Alemanha tem Bolsa Família? Não, mas também tem programas sociais importantes para a população. Entre eles, o Arbeitslosengeld II. Saiba mais sobre os requisitos e benefícios envolvidos no programa.
Arbeitslosengeld II, Alg II ou Jobcenter, é um benefício social oferecido pelo governo alemão. Mas, ele é dividido em duas categorias, Arbeitslosengeld I e II, e para entender as diferenças entre os programas, escute o nosso Podcast sobre o assunto. Hoje vamos falar sobre a segunda categoria e explicar como funciona e quem tem direito ao benefício social na Alemanha.
Como funciona o Arbeistlosengeld II
Pode ser que após perder o emprego na Alemanha, você ainda não tenha retornado ao mercado de trabalho. Ou então, está trabalhando, mas o que você recebe não é o suficiente para cobrir as suas necessidades básicas, como aluguel, alimentação etc. Então, é possível se cadastrar na Agência Federal de Emprego (Bundesagentur für Arbeit) ou Jobcenter e solicitar o benefício social Arbeistlosengeld II.
Nesse caso, o valor é tabelado e pode variar de cidade para cidade. Nesse programa, não há limite de tempo. Enquanto o contribuinte precisar, ele pode continuar recebendo o Arbeistlosengeld II.
Quem pode solicitar o Arbeistlosengeld II ou Jobcenter
- Pessoa capaz de trabalhar mínimo de 03 horas/dia e que procura por um trabalho.
- Que possua Residência no país por pelo menos 03 meses.
- Idade mínima de 15 anos.
- Não ter outra renda ou qualquer patrimônio em seu nome.
- Comprovar incapacidade financeira para cuidar das suas necessidades e da sua família (se houver).
- Possuir visto de permanência ou residência que permita trabalhar na Alemanha.
- Estar disponível para receber treinamentos oferecidos pelo programa, como curso de alemão ou cursos profissionalizantes e para entrevistas que possam resultar em recolocação no mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso podcast
Benefícios cobertos pelo benefício social na Alemanha
- Ajuda de custo, média de €400 (varia de cidade para cidade)
- Aluguel
- Seguro saúde
- Curso de Integração
- Desconto para transporte público
- Curso Superior
- Orientação para validação de Diploma e capacitação profissional, dentre outros benefícios que também variam de acordo com a localidade.
Como solicitar o benefício social Alg II na Alemanha
Antes de mais nada, o governo alemão espera que todas as outras opções de benefícios tenham sido esgotadas antes que o contribuinte solicite o Arbeistlosengeld II, como licença-maternidade, auxílio-doença e auxílio-aluguel, por exemplo. Feito isso, veja a seguir os passos a serem dados:
Cadastre-se no Jobcenter local, portando os seguintes documentos:
- Carteira de identidade ou passaporte (Habilitação não é válida).
- Visto ou permissão de residência
- Cartão do seguro social (Sozialversicherungsausweis).
Preencha os formulários para solicitação do benefício social na Alemanha
Você vai receber por carta todos os formulários necessários, mas eles também podem ser baixados no site oficial da Agência Federal de Emprego. Aliás, lá você também encontra todas as orientações para solicitar auxílios do governo.
Bolsa Família da Alemanha?
O Arbeitslosengeld II é uma forma de o governo conferir dignidade para seus cidadãos ou contribuintes, independente da situação em que se encontram. No entanto, fica bem clara a intenção de preparar o beneficiário para voltar a contribuir para a sociedade. Confira nosso Podcast sobre o assunto, onde nossos convidados dão excelentes dicas e detalhes sobre o benefício social na Alemanha.